HOMEFIAInformação sobre a vida cotidiana aos estrangeirosAula de língua japonesaInformação referente ao Grande Terremoto do Leste do JapãoPrevenção de desastre

Referente o Sistema de Registro Básico de Residentes aos residentes estrangeiros


Referente o Sistema de Registro Básico de Residentes aos residentes estrangeiros

 A partir do dia 9 de julho de 2012 iniciou-se o novo Sistema de Registro Básico de Residentes. Os residentes estrangeiros também estão incluidos neste novo Sistema de Registro Básico de Residentes.
 Com isso, será elaborado o 「Juminhyo」 (Atestado de residência) aos residentes estrangeiros e com a cópia deste documento poderão efetuar certificações relacionados à moradia, e serviços básicos das diversas repartições públicas.

 Quando mudar de residência para um outro município, cidade e vila será necessário notificar「 tenkyo todoke」(notificação de mudança) na prefeitura onde reside e notificar 「tennyu todoke」 (notificação de entrada) na prefeitura da nova residência.  ※Será necessário notificar 「tenkyo todoke」 ( notificação de mudança) quando mudar para o exterior. E também será necessário fazer a notificação 「tenkyo todoke 」 quando mudar a residência no mesmo município, cidade e vila.

 Favor aplicar corretamente para poder receber o serviço exato da repartição pública do município, cidade e vila onde reside.

 Para mais detalhes, veja aqui .

Centro de Atendimento Telefônico do Ministério de Relação Interna e Comunicação( Guichê de Consulta Telefônica em várias línguas estrangeiras)

 Atendemos as dúvidas referentes ao Sistema do Registro Básico de Residentes aos estrangeiros.

Fone: 0570-066-630 (linha navi) 03-6436-3605 (ligação pelo telefone IP, PHS)
Horário de atendimento: Das 8:30~ 17:30(excetos: sábado,domingo,feriados e início e final do ano)
Idiomas: Japonês, Inglês, Chinês, Coreano, Espanhol, Português (6 idiomas)


To the top of a page